biografia
ALEXANDRE POÇO
Entrou no Ensino Superior em 2010, licenciou-se em Comunicação pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa no ano de 2013 e obteve em 2015, o grau de Mestre em Gestão pela Nova SBE-Universidade Nova de Lisboa. Entre 2011 e 2013, frequentou o British Council até à obtenção do certificado IELTS da Universidade de Cambridge.
Em 2014, foi finalista do Accenture Innovation Challenge, concurso onde desenvolveu um projecto de atração de investimento externo para Portugal na área do turismo. Em 2014, começou a trabalhar no Banco Santander Totta enquanto estagiário de Verão na área de Risco.
Entre Setembro de 2014 e Outubro de 2019, trabalhou na consultora PwC (PricewaterhouseCoopers), onde foi Senior Consultant na área de Strategy & Corporate Finance, desenvolvendo projectos de consultoria financeira e estratégica para clientes em Portugal, Angola e Cabo Verde.
Alexandre Poço tem 30 anos, nasceu a 4 de Julho de 1992, na Vila de Oeiras, concelho onde vive e onde fez os seus estudos até terminar o secundário. Residente em Oeiras desde os 3 anos, em criança e na adolescência pertenceu aos escuteiros de Paço de Arcos, integrou o grupo de jovens da paróquia de Porto Salvo, na qual foi acólito até aos 16 anos, praticou kayak e pertenceu às camadas jovens de futebol do Atlético Clube de Porto Salvo, dos 8 aos 15 anos.
No ensino secundário (2007 – 2010), fez parte da Associação de Estudantes e representou os alunos no Conselho Pedagógico da Escola Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos.
Nas Eleições Legislativas de 6 de Outubro de 2019, foi eleito Deputado do PSD à Assembleia da República (XIV Legislatura) pelo Círculo Eleitoral de Lisboa.
A 26 de Julho de 2020, no XXVI Congresso Nacional da JSD, foi eleito Presidente da Comissão Política Nacional da JSD.
Ao longo deste caminho académico, cívico e profissional, o Alexandre tem dedicado tempo a uma das suas paixões - a participação política, tendo-se inscrito na Juventude Social Democrata em 4 de Setembro de 2009, aos 17 anos. De então para cá, tem desempenhado cargos de liderança em Oeiras, no distrito de Lisboa e atualmente, a nível nacional.
Esteve como Presidente da Concelhia da JSD Oeiras entre 2013 e 2016, desempenhando desde Julho de 2016 as funções de Presidente da JSD Distrital de Lisboa, cargo que desempenhou até Outubro de 2020. Em Abril de 2018, foi eleito Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD.
Nas Eleições Autárquicas de 2017, foi candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo (concelho de Oeiras) pela coligação PSD/CDS-PP/PPM. É desde então membro da Assembleia de Freguesia de Porto Salvo pelo PSD.